Alguns "L's" da parentalidade


LOVEDemonstre o seu amor. Para que o seu filho seja bem-sucedido, tem que se sentir valorizado e amado. Ao dar atenção, carinho, sorrisos e abraços comunica amor e cuidado.

LOOK - Para que o seu filho tenha autoconfiança e motivação procure as coisas boas no seu filho e faça comentários específicos sobre o que ele ou ela faz bem. Acredite no valor do seu filho antes mesmo que ele consiga acreditar ou sequer pensar nisso.

LISTEN - Escute o seu filho. Deixe-o expressar pensamentos e sentimentos, sem o julgar. Escutar e dar atenção positiva ajuda a prevenir que ele se porte mal para tentar chamar a sua atenção.

LAUGHRia-se com o seu filho (não dele). Demonstre sentido de humor quando lida com as dificuldades da vida. Riam e brinquem juntos.

LEARN - Aprenda novas informações. Não faz mal dizer “não sei”, mas depois acrescente que podem descobrir juntos. Aproveite o tempo para ler e promover o amor pela aprendizagem. Em viagens de carro, joguem jogos de palavras, leiam ou ouçam histórias.

LEAVE - Deixe a televisão e outros meios de comunicação desligados. Muitos programas e jogos de vídeo dessensibilizam as crianças para a violência e contribuem para o medo e para a agressão.

LIVE - Viva a vida ao máximo. Aproveite as pequenas coisas, como comer um gelado, observar um lindo dia ou o entusiasmo do seu filho. Leiam, brinquem ao faz de conta, dancem, cantem, passeiem, façam jogos, vejam fotografias, partilhem sonhos e acima de tudo desfrutem um do outro.

Lembre-se: as crianças também aprendem por modelagem, podendo adotar as atitudes e hábitos que lhe demonstra diariamente.

* Traduzido e adaptado por Joana Nunes Patrício de Kelly Bear

#parentalidadepositiva

Contacte-nos:

caminhosdainfancia@gmail.com

Tel.: 21 136 85 14

Caminhos da Infância

Rua margarida de abreu, n.º4

1900 - 314 Lisboa

© 2013
 Proudly made by Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now