A INFÂNCIA NÃO SE REPETE    2015

No segundo ano, em abril de 2015, ao mote “A infância não se repete, fica para sempre” juntou-se o lema: “Faça parte desta história”. O objetivo foi focar a importância do envolvimento parental na infância dos seus filhos para contrapor práticas parentais maltratantes a práticas parentais positivas, em que o envolvimento, a presença, o afeto e a proteção são princípios base.

Promoveu-se também uma exposição de fotografia, tendo a av. da Índia em Lisboa como galeria. Com as cerca de 80 fotografias de cuidadores (pais, tios, padrinhos, etc) e crianças, pretendeu-se oferecer um espaço de empatia a quem passa-se. A legenda foi: “A infância não se repete. Aproveite-a!

 

A campanha foi, uma vez mais, desenvolvida com o apoio do Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, coordenado pela Professora Maria Manuela Calheiros, contando com a colaboração da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens, da Câmara Municipal de Lisboa, e da Fundação EDP.

 

Este ano contou ainda com a divulgação na rede de mupis da Câmara Municipal de Lisboa, na rede de transportes públicos da CARRIS e do METRO e nas redes sociais.

 

A campanha é composta por um conjunto de quatro cartazes com figuras públicas - a apresentadora televisiva Leonor Poeiras e os atores Carla Galvão, Pedro Teixeira e Filipe Duarte – e por uma exposição pública de fotografia (de Pau Storch), que será afixada em Lisboa (em rua a confirmar).

A campanha de 2015 continuou a ter a assinatura da agência de publicidade “It’s Happening” e contou com a produção fotográfica da “Garage”. Estes trabalhos foram, à semelhança do ano passado, efetuados pro bono para a associação Caminhos da Infância.

 

museu da eletricidade      |     28 março 2015

1/51

A INFÂNCIA NÃO SE REPETE. APROVEITE-A!

Para além da produção de mupis, em 2015 a campanha contou com uma exposição de 75 fotografias de pais e filhos, e outros cuidadores, tirados pelo fotógrafo Pau Storch, que se voluntariou para fazer esta galeria de rua.

 

“O objetivo foi o de sensibilizar para o bom do dia a dia e mostrar que a felicidade é uma escolha”, diz Inês Poeiras, uma das responsáveis da associação que conclui dizendo que: “mesmo os dias cansativos, de stress e de lufa lufa que são muitos!”.

 

O resultado é um mural contagiante.

"Como fotógrafo de família, pai e com uma necessidade de retribuir, não hesitei em apoiar o projeto desde o início. Como eu, várias famílias conseguiram apoiar a causa e mostrar que a negligência parental pode ser mitigada, independentemente de qualquer fator social” explica Pau Storch

 

Uma parceria com a cari construtores, do grupo dst, e a Câmara Municipal de Lisboa tornou possível esta exposição numa das mais movimentada ruas de Lisboa.

 

 

 

Eduardo Leite, administrador da cari construtores lembra que “ao disponibilizar os seus meios em locais estratégicos e de grande exposição para a difusão de uma mensagem tão importante, estamos também a contribuir para alertar o cidadão comum para uma realidade muitas vezes negligenciada, mas determinante para o presente e o futuro de muitas crianças”.

 

“Pais aproveitem os vossos filhos. Eles crescem num abrir e fechar de olhos!” é a mensagem de boa disposição e otimismo que a Caminhos da Infância quer deixar. Como realça Francisca Carneiro, da Caminhos da Infância, “o tempo passa a correr e toda ajuda no cuidar das crianças é bem vinda. Foi muito bom sentir o entusiasmo de tios, avós, primos, irmãos, que também entendem a sua importância no crescimento das crianças”.

Entre os fotografados e apoiantes da causa encontram-se os bloggers Sónia Morais Santos (Cocó na Fralda), João Miguel Tavares (Pais de Quatro) e Rita Ferro Alvim para quem “a campanha fez tanto sentido numa fase de mudança consciente como mãe” (Socorro! Sou Mãe…).

 

Deixe-se contagiar!

Contacte-nos:

caminhosdainfancia@gmail.com

Tel.: 21 136 85 14

Caminhos da Infância

Rua margarida de abreu, n.º4

1900 - 362 Lisboa

© 2013
 Proudly made by Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now