O Natal e as tradições

 

Estamos a chegar ao Natal...

 

Existem tantas famílias diferentes, tantas tradições diferentes...tradições antigas, tradições novas... certo é que cada família vive esta época de uma maneira particular, consoante as suas próprias experiências, crenças, valores e contextos de vida.

 

As tradições familiares podem aumentar o bem-estar emocional das crianças, ajudando a criar sentimentos de segurança, continuidade e identidade. As famílias com tradições estabelecidas e aquelas que criam novos acontecimentos e ações como tradições, têm maior probabilidade de criar vínculos fortes entre os diferentes elementos da família.

 

O Natal representa uma época por excelência de tradições e celebrações, desde montar e decorar o pinheiro de natal, ao presépio, aos passeios para ver as luzes de Natal, aos dias da celebração em si, etc. O Natal representa uma oportunidade para as famílias desfrutarem de um momento juntas, partilharem boas memórias, refletirem sobre os aspetos positivos da sua família, e para ensinarem a gratidão, a solidariedade, o cuidar. Não é que não se possa (ou deva) fazer isto de forma regular, mas há épocas e datas que propiciam esta reflexão e devem ser aproveitadas para tal.

 

Seja no Natal, ou no dia-a-dia, as tradições familiares podem contribuir para o sentimento de segurança e identidade familiar, bem como para o bem-estar emocional das crianças (ex. a história antes de dormir, a noite de filme, o bolo de domingo, o passeio ou o picnic de família, a surpresa quando alguém chega de viagem, a foto de família no aniversário, etc.). É possível que as crianças se sintam mais seguras, confiantes e otimistas, ao participarem na construção e celebração de tradições familiares positivas e significativas ao longo das suas vidas.

 

Assim, este Natal, ofereça algo que poderá acompanhar os seus filhos para a toda a vida - memórias positivas e tradições especiais e significativas.

 

Nesta época, o desafio passa por refletir sobre como vive o seu Natal? Que mudanças se têm verificado ao longo do tempo? Que tradições lembra com carinho e gostaria de manter? Que tradições novas ou momentos especiais gostaria de criar com os seus filhos e outros familiares?

 

A todos um bom Natal, cheio de tradições memoráveis.

 

 

Adaptado de Leah Davies (www.kellybear.com)

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ser parte da história

SER PARTE DA HISTÓRIA é um serviço da associação Caminhos da Infância que tem como objetivo apoiar os pais e outros cuidadores, disponibilizando informação, aconselhamento e formação sobre parentalidade. 

Não se pretendem dar receitas (até porque não existem) mas sim informação e apoio para ajudar todos os cuidadores a ser parte de uma história que não se repete - a da infância. 

quem somos
associação
contactos
posts recentes
Please reload

arquivo
Please reload

quem somos

inês poeiras

  • Grey LinkedIn Icon

Presidente da Caminhos da Infância

francisca carneiro

  • Grey LinkedIn Icon

Diretora do Centro Infantil Maria de Monserratre

joana nunes patrício

  • Grey LinkedIn Icon

Coordenadora Ser Parte da História

Mais do que uma associação, somos um grupo a trabalhar para que a infância seja uma experiência feliz para todas as crianças.

Trabalhamos em parceria e juntamos a investigação à experiência, que é como quem diz,

andamos da teoria à prática e da prática à teoria.

Descobrimos que não se mudam comportamentos só com extensos artigos académicos ou grandes ações de formação.

Mudamos comportamentos quando estamos envolvidos. Quando somos parte da história. E isto fazemos bem.

Contactos

tlf. 21 136 85 14

caminhosdainfancia@gmail.com

Rua Margarida de Abreu, nº4, 1900-362, Lisboa

  • Facebook - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now