Os direitos das crianças!

Hoje celebram-se 29 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças!

 

Refletimos como é recente esta convenção, como os direitos das crianças têm vindo a ser protegidos e promovidos na sociedade ao longo dos tempos, quais são estes direitos e como podemos promovê-los no dia-a-dia.

 

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças indica que as crianças têm direito a não ser discriminadas, o superior interesse das crianças deve ser prioritário em todas as ações e decisões que lhes digam respeito, têm direito à sobrevivência e a oportunidades que garantam um pleno desenvolvimento (ex. saúde, educação, lazer, atividades recreativas e culturais, etc.), têm direito a participar, a dar a sua opinião e que esta seja considerada, têm direito à liberdade de pensamento e de expressão, têm direito a ser protegidas de todas as formas de violência (ex. maus-tratos, violência doméstica, exploração infantil, consumo e tráfico de drogas, conflitos armados, etc.), têm direito à sua identidade, têm direito a informação, a viver com as suas famílias. Cabe aos pais a principal responsabilidade de educar as crianças e cabe ao estado ajudar os pais a exercer esta responsabilidade e assegurar a proteção das crianças privadas do seu ambiente familiar. 

 

Nós, como pais, educadores, cuidadores, podemos e devemos proteger e promover estes direitos no dia-a-dia. Como? 

Respeitando, ouvindo, considerando, amando, cuidando, informando, disponibilizando tempo e atenção, dando oportunidades de aprendizagem, garantindo os cuidados básicos, etc. É nos pequenos gestos do dia-a-dia que estes direitos se garantem, no vestir e levar à escola, no lavar os dentes, contar uma história e aconchegar antes de ir dormir, na liberdade para brincar e explorar no mundo, nas conversas do dia-a-dia em que se quer realmente escutar o que a criança tem para dizer, na ida ao médico, na educação positiva e no estabelecimento de limites sem violência, etc.

 

Cabe-nos a todos promover os direitos das crianças!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ser parte da história

SER PARTE DA HISTÓRIA é um serviço da associação Caminhos da Infância que tem como objetivo apoiar os pais e outros cuidadores, disponibilizando informação, aconselhamento e formação sobre parentalidade. 

Não se pretendem dar receitas (até porque não existem) mas sim informação e apoio para ajudar todos os cuidadores a ser parte de uma história que não se repete - a da infância. 

quem somos
associação
contactos
posts recentes
Please reload

arquivo
Please reload

quem somos

inês poeiras

  • Grey LinkedIn Icon

Presidente da Caminhos da Infância

francisca carneiro

  • Grey LinkedIn Icon

Diretora do Centro Infantil Maria de Monserratre

joana nunes patrício

  • Grey LinkedIn Icon

Coordenadora Ser Parte da História

Mais do que uma associação, somos um grupo a trabalhar para que a infância seja uma experiência feliz para todas as crianças.

Trabalhamos em parceria e juntamos a investigação à experiência, que é como quem diz,

andamos da teoria à prática e da prática à teoria.

Descobrimos que não se mudam comportamentos só com extensos artigos académicos ou grandes ações de formação.

Mudamos comportamentos quando estamos envolvidos. Quando somos parte da história. E isto fazemos bem.

Contactos

tlf. 21 136 85 14

caminhosdainfancia@gmail.com

Rua Margarida de Abreu, nº4, 1900-362, Lisboa

  • Facebook - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now