A infância não se repete

22.02.2016

As notícias, que nos últimos dias chegaram até nós, impelem-nos à ação. Não podemos ficar indiferentes a crianças que morrem devido a negligência e maus-tratos parentais, nem a estados que são multados por desrespeito dos direitos humanos. Não é uma caça às bruxas que se pede. Não precisamos de culpados. Não precisamos de dedos a apontar nem de conselhos de algibeira.

Precisamos, sobretudo, de antecipar isto tudo. Precisamos de prevenir porque “a infância não se repete, fica para sempre”. Precisamos de apoiar porque, para ser pai e mãe, a intuição não basta. Não podemos deixar que em Portugal cresçam crianças sem infância. Temos que nos envolver. E não é só a “escola”, ou o “centro de saúde”. Não é a “rede institucional”. São as pessoas. É o professor e o médico e o vizinho e o senhor do café e da mercearia e toda a gente com quem nos cruzamos. Somos todos nós. Temos que nos envolver, temos que estar atentos, temos que passar a viver como pessoas que se preocupam com o bem dos outros. Isso sim, seria um bom avanço civilizacional.

Na Caminhos da Infância estamos a preparar uma nova campanha para abril, o mês internacional da prevenção do mau trato na infância. E connosco continuamos a ter muita gente. Contamos também com todos para, juntos, promovermos este trabalho de prevenção

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ser parte da história

SER PARTE DA HISTÓRIA é um serviço da associação Caminhos da Infância que tem como objetivo apoiar os pais e outros cuidadores, disponibilizando informação, aconselhamento e formação sobre parentalidade. 

Não se pretendem dar receitas (até porque não existem) mas sim informação e apoio para ajudar todos os cuidadores a ser parte de uma história que não se repete - a da infância. 

quem somos
associação
contactos
posts recentes
Please reload

arquivo
Please reload

quem somos

inês poeiras

  • Grey LinkedIn Icon

Presidente da Caminhos da Infância

francisca carneiro

  • Grey LinkedIn Icon

Diretora do Centro Infantil Maria de Monserratre

joana nunes patrício

  • Grey LinkedIn Icon

Coordenadora Ser Parte da História

Mais do que uma associação, somos um grupo a trabalhar para que a infância seja uma experiência feliz para todas as crianças.

Trabalhamos em parceria e juntamos a investigação à experiência, que é como quem diz,

andamos da teoria à prática e da prática à teoria.

Descobrimos que não se mudam comportamentos só com extensos artigos académicos ou grandes ações de formação.

Mudamos comportamentos quando estamos envolvidos. Quando somos parte da história. E isto fazemos bem.

Contactos

tlf. 21 136 85 14

caminhosdainfancia@gmail.com

Rua Margarida de Abreu, nº4, 1900-362, Lisboa

  • Facebook - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now