Dê-se de presente!

É a época de Natal... tempo de reflexão, de estar com a família, de cuidar, de agradecer, de dar e receber... Perguntamos a nós mesmos o que dar, se damos de mais ou de menos, se damos o que realmente importa...

 

E nesta reflexão concluímos que não há melhor dádiva do que dar aos nossos filhos tempo e afeto!

 

No dia a dia atarefado, entre rotinas, deslocações e afazeres tantas vezes parece faltar tempo para simplesmente estarmos juntos, tantas vezes damos por nós a desejar que o dia tivesse mais horas para podermos usufruir verdadeiramente do tempo...quantas vezes não nos faz tanto sentido “pedir ao tempo, que me dê mais tempo, para olhar para ti” (Miguel Gameiro) ...

 

Com efeito, para que as crianças tenham um desenvolvimento positivo e saudável é essencial estabelecer com elas uma relação de afeto, encorajamento e valorização. Transmitir-lhes a sensação de serem especialmente valorizadas e aceites como são. É essencial dar-lhes uma infância com relações seguras, estáveis e afetuosas, com adultos que sejam sensíveis e responsivos às suas necessidades. Transmitir afeto por gestos e palavras, dar conforto e carinho, cuidar com amor. É necessário tempo de qualidade para poder estar, relacionar-se, interagir com o seu filho.

 

É através de interações positivas que as crianças são estimuladas e que os seus cérebros se desenvolvem desde que nascem. Estas experiências de qualidade na infância têm uma influência positiva nas suas vidas, não só a curto, como a médio e longo prazo. Claro que são necessários outros ingredientes, mas o afeto e o tempo de qualidade é das melhores dádivas que pode dar.

 

Sugestão:

  • Façam atividades simples juntos, em casa e fora de casa. Deixe-se encantar pelas descobertas do seu filho;

  • Ajude o seu filho a sentir-se seguro e amado respondendo às suas necessidades de conforto. Deixe que ele se sinta especial e valorizado pelas suas palavras e gestos (sorrisos, abraços, beijinhos);

  • Estar com o seu filho numa atitude disponível e afetuosa, interagindo positivamente com ele, e fazendo atividades em conjunto (conversar, brincar, rir, cantar, dançar), transmite-lhe mensagens como: és capaz, és amado, fazes-me rir, gosto de estar contigo. Esta aceitação e valorização são a base da construção da autoestima e da autoconfiança, que serão essenciais para toda a vida do seu filho.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

ser parte da história

SER PARTE DA HISTÓRIA é um serviço da associação Caminhos da Infância que tem como objetivo apoiar os pais e outros cuidadores, disponibilizando informação, aconselhamento e formação sobre parentalidade. 

Não se pretendem dar receitas (até porque não existem) mas sim informação e apoio para ajudar todos os cuidadores a ser parte de uma história que não se repete - a da infância. 

quem somos
associação
contactos
posts recentes
Please reload

arquivo
Please reload

quem somos

inês poeiras

  • Grey LinkedIn Icon

Presidente da Caminhos da Infância

francisca carneiro

  • Grey LinkedIn Icon

Diretora do Centro Infantil Maria de Monserratre

joana nunes patrício

  • Grey LinkedIn Icon

Coordenadora Ser Parte da História

Mais do que uma associação, somos um grupo a trabalhar para que a infância seja uma experiência feliz para todas as crianças.

Trabalhamos em parceria e juntamos a investigação à experiência, que é como quem diz,

andamos da teoria à prática e da prática à teoria.

Descobrimos que não se mudam comportamentos só com extensos artigos académicos ou grandes ações de formação.

Mudamos comportamentos quando estamos envolvidos. Quando somos parte da história. E isto fazemos bem.

Contactos

tlf. 21 136 85 14

caminhosdainfancia@gmail.com

Rua Margarida de Abreu, nº4, 1900-362, Lisboa

  • Facebook - White Circle
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now