Os direitos das crianças!


Hoje celebram-se 29 anos da Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças!

Refletimos como é recente esta convenção, como os direitos das crianças têm vindo a ser protegidos e promovidos na sociedade ao longo dos tempos, quais são estes direitos e como podemos promovê-los no dia-a-dia.

A Convenção Internacional sobre os Direitos das Crianças indica que as crianças têm direito a não ser discriminadas, o superior interesse das crianças deve ser prioritário em todas as ações e decisões que lhes digam respeito, têm direito à sobrevivência e a oportunidades que garantam um pleno desenvolvimento (ex. saúde, educação, lazer, atividades recreativas e culturais, etc.), têm direito a participar, a dar a sua opinião e que esta seja considerada, têm direito à liberdade de pensamento e de expressão, têm direito a ser protegidas de todas as formas de violência (ex. maus-tratos, violência doméstica, exploração infantil, consumo e tráfico de drogas, conflitos armados, etc.), têm direito à sua identidade, têm direito a informação, a viver com as suas famílias. Cabe aos pais a principal responsabilidade de educar as crianças e cabe ao estado ajudar os pais a exercer esta responsabilidade e assegurar a proteção das crianças privadas do seu ambiente familiar.

Nós, como pais, educadores, cuidadores, podemos e devemos proteger e promover estes direitos no dia-a-dia. Como?

Respeitando, ouvindo, considerando, amando, cuidando, informando, disponibilizando tempo e atenção, dando oportunidades de aprendizagem, garantindo os cuidados básicos, etc. É nos pequenos gestos do dia-a-dia que estes direitos se garantem, no vestir e levar à escola, no lavar os dentes, contar uma história e aconchegar antes de ir dormir, na liberdade para brincar e explorar no mundo, nas conversas do dia-a-dia em que se quer realmente escutar o que a criança tem para dizer, na ida ao médico, na educação positiva e no estabelecimento de limites sem violência, etc.

Cabe-nos a todos promover os direitos das crianças!

#desenvolvimento #parentalidadepositiva #infância #bemestar #Direitos

Contacte-nos:

caminhosdainfancia@gmail.com

Tel.: 21 136 85 14

Caminhos da Infância

Rua margarida de abreu, n.º4

1900 - 314 Lisboa

© 2013
 Proudly made by Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now