Sopa de Abóbora Assada - Vale bem a pena!


Por estes dias temos ouvido muitas notícias sobre a qualidade das refeições proporcionadas às crianças nas nossas escolas. Não podemos generalizar e, por isso, em dia de Halloween, deixamos a receita da nossa sopa de abóbora assada. Não é assim tão difícil (nem caro!) fazer coisas boas.

Se foi fácil fazer na creche, experimente fazer em casa.

Ingredientes

  • 1 kg Abóbora

  • ½ Couve coração

  • 1 Curgete

  • 1 Cebola média

  • 2 dentes de alho

  • Raminhos de alecrim (2 ou 3)

  • Sementes de coentros (1 c. chá)

  • Pimenta preta (q.b.)

  • Azeite (q.b.)

  • Sal (q.b.) - ATENÇÃO não pusemos na nossa!

Como fazer?

Aqueça o forno a 180°C. Parta a abóbora aos bocados e disponha num tabuleiro. Tempere com azeite, sementes de coentros, ramos de alecrim. Pode também moer um bocadinho de pimenta preta. Deixe a abóbor assar durante 1 hora (aprox.), até estar bastante macia.

Entretanto, corte a couve em ripinhas, a curgete, a cebola e o alho, e deixe-os cozinhar numa panela em lume médio com um pouco de azeite, durante cerca de 30 min., sem alourar.

Quando a abóbora estiver pronta, retire os ramos de alecrim e junte tudo na panela com os legumes. Passe com a varinha mágica e vá juntando água, até obter a consistência desejada. Junte sal se for preciso e ao seu gosto!

Vai ver, todos vão adorar!!!

Quer experimentar fazer a terrina de abóbora?

Comece cortar uma "tampa". Retire todas as pevides e fios.

Depois tempere com as sementes de coentros os ramos de alecrim e a pimenta preta. Pode pôr um bocadinho de azeite, mas pouco só para barrar por dentro.

Leve ao forno virado do avesso. Desta forma a abóbora não fica mole. Se achar que no seu forno vai queimar por cima ponha papel de alumínio. Se tiver um forno com opção de calor só por baixo, tanto melhor!

Depois é deixar arrefecer até conseguir começar a retirar a polpa da abóbora. A casca é muito fininha e por isso é preciso ter muito cuidado para não romper. Pelo seguro, não escave muito a abóbora e deixe uma camada com a casca.

De resto é tudo igual. Se achar que gosta do sabor da abóbora mais intenso ponha menos couve coração e mais abóbora.

(se alguém precisar da receita em doses grandes, também podemos mandar!)


67 visualizações

Contacte-nos:

caminhosdainfancia@gmail.com

Tel.: 21 136 85 14

Caminhos da Infância

Rua margarida de abreu, n.º4

1900 - 314 Lisboa

© 2013
 Proudly made by Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now