Até logo!


Chegou a altura de deixar os seus filhos na escola. Alguns irão pela primeira vez, outros não. Seja como for cada criança reage da sua forma à entrada na escola. Algumas crianças adaptam-se logo muito bem, outras precisam de mais tempo. Palavras de ordem? Paciência e compreensão!

A ansiedade de separação faz parte do desenvolvimento infantil e normalmente diminui ao longo do tempo, à medida que o seu filho perceber que vai e volta e que fica num contexto seguro. Se possível vá com calma, vá deixando a criança por períodos curtos e progressivamente mais longos. Reconheça e respeite os sentimentos do seu filho e tranquilize-o, usando expressões e um tom de voz que mostrem entusiamo e segurança.

Sugestão V:

Em casa tente estabelecer uma rotina e fazer tudo com calma (ex. de manhã, comentem a rotina do dia, escolham um brinquedo de afeto que a criança possa usar na escola, à tarde, preparem a mochila juntos, experimentem brincar “às escolas” e contar histórias sobre meninos que vão para a escola e como é bom passar o dia na escola). Aproveite também os momentos tranquilos para conversar sobre o dia na escola (ex. com quem brincou, a quê, que música cantou).

Crie também uma rotina de despedida na creche/ jardim de infância que não seja muito demorada. Deixe a mensagem clara de que vai ficar bem, de que o virá buscar e quando. E lembre-se sempre: depois de dizer adeus resista a voltar atrás, despedidas arrastadas e repetidas são mais penosas e transmitem à criança a sua própria ansiedade e insegurança.

(Em colaboração com Equipa de Investigação CIS-IUL)

#Escola #bemestar #parentalidadepositiva

0 visualização

Contacte-nos:

caminhosdainfancia@gmail.com

Tel.: 21 136 85 14

Caminhos da Infância

Rua margarida de abreu, n.º4

1900 - 314 Lisboa

© 2013
 Proudly made by Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now