Os dois primeiros passos do guia do Center on the Developing Child de Harvard, publicados nos posts anteriores, permitiram compreender como as primeiras experiências e relações são importantes para o desenvolvimento ao longo da vida. Agora, no terceiro passo deste guia, apontam um conjunto de três princípios e a ciência da resiliência, no sentido de apoiar as famílias e o desenvolvimento das crianças e de maximizar a eficácia de políticas e serviços nesta área.

Que princípios?

  1. Apoiar relacionamentos responsivos. Para as crianças, as relaçõe...

Percebendo a importância do desenvolvimento na primeira infância, o segundo passo do guia do Center on the Developing Child de Harvard consiste num conjunto de evidências sobre como se processa o desenvolvimento. 

Nesse sentido, apresentam oito pontos essenciais sobre o desenvolvimento infantil que permitem compreendê-lo melhor, bem como informar e melhorar as políticas e práticas nesta área:

  1. Experiências adversas fetais e na primeira infância podem levar a ruturas físicas e químicas no cérebro que podem ter efeitos uma vida inteira. As mudanças biológicas associadas a...

Please reload

ser parte da história

SER PARTE DA HISTÓRIA é um serviço da associação Caminhos da Infância que tem como objetivo apoiar os pais e outros cuidadores, disponibilizando informação, aconselhamento e formação sobre parentalidade. 

Não se pretendem dar receitas (até porque não existem) mas sim informação e apoio para ajudar todos os cuidadores a ser parte de uma história que não se repete - a da infância. 

quem somos
associação
contactos
posts recentes
Please reload

procurar por tags
arquivo
Please reload

inês poeiras

  • Grey LinkedIn Icon

Presidente

Caminhos da Infância

quem somos

francisca carneiro

  • Grey LinkedIn Icon

Diretora

Centro Infantil Maria de Monserratre

joana nunes patrício

  • Grey LinkedIn Icon

Coordenadora

Ser Parte da História

Mais do que uma associação, somos um grupo a trabalhar para que a infância seja uma experiência feliz para todas as crianças.

Trabalhamos em parceria e juntamos a investigação à experiência, que é como quem diz,

andamos da teoria à prática e da prática à teoria.

Descobrimos que não se mudam comportamentos só com extensos artigos académicos ou grandes ações de formação.

Mudamos comportamentos quando estamos envolvidos. Quando somos parte da história. E isto fazemos bem.

  • Facebook - White Circle

tlf. 21 136 85 14

caminhosdainfancia@gmail.com

Rua Margarida de Abreu, nº4, 1900-362, Lisboa

Contactos